Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

ALCOCHETADAS

Temas e notícias diversas sobre questões relacionadas com o ensino, actividades escolares, questões sociais e das novas tecnologias.

ALCOCHETADAS

Temas e notícias diversas sobre questões relacionadas com o ensino, actividades escolares, questões sociais e das novas tecnologias.

24
Jan07

...


marquesarede

apitodourado.0.jpg

Foram 24 estabelecimentos – do 1º ciclo ao secundário – analisados à lupa, sem que disso resultasse uma única nota de insuficiente. As classificações de ‘Muito Bom’ e de ‘Bom’ enchem as pautas em matérias tão diferentes como a capacidade de liderança, os resultados dos alunos ou a organização das escolas. O processo está agora nas mãos da Inspecção-Geral da Educação.
"Não é uma amostra representativa", assume ao Expresso o presidente do Grupo de Trabalho para Avaliação das Escolas, Pedro Guedes de Oliveira. O Grupo, nomeado há um ano pela ministra da Educação, teve como tarefa criar um modelo, aplicá-lo no terreno e propor a forma de o generalizar aos 1285 agrupamentos escolares que constituem o parque educativo português. Tudo no espaço de um ano.
Os «timings» foram cumpridos e o relatório final chegou agora às mãos da ministra da Educação. O Grupo de Trabalho recusa, porém, qualquer generalização dos óptimos resultados que as escolas alcançaram. "Estamos a falar de um pequeno número de escolas que não é representativo", diz Guedes Oliveira. Desde logo, porque pertencem ao pequeno leque de 10% dos estabelecimentos de ensino que se ofereceram voluntariamente para a experiência. Depois, porque todas elas tinham já experiências de auto-avaliação interna e, claramente, "uma liderança forte, que constitui um dos factores de avaliação". A grelha de classificação envolve cinco domínios e, dentro de cada um deles, analisa factores como o sucesso académico dos alunos, a disciplina, mas também a articulação das escolas com as famílias, a abertura à inovação ou a gestão de recursos humanos.
A tarefa foi cumprida em tempo recorde pelos avaliadores, que fizeram visitas de dois dias às escolas seleccionadas, entrevistando professores, pais, alunos e funcionários.
Inspectores em formação
O mesmo modelo está já a ser adoptado, no corrente ano lectivo, em mais 102 escolas, que estão a ser avaliadas pela mesma ‘grelha’ ensaiada este ano. Para o próximo ano lectivo, já serão 380. "O objectivo é que todas as escolas portuguesas sejam avaliadas de quatro em quatro anos". A tarefa passa agora para as mãos dos inspectores de Educação, sendo disponibilizados 50 agentes para a tarefa. Os inspectores estão a receber formação e Guedes Oliveira admite que "é necessária uma nova atitude: não pode ser confundida a tarefa de avaliar com a do trabalho inspectivo".
Professor da Faculdade de Engenharia do Porto, Guedes Oliveira foi chamado a trabalhar na avaliação das escolas por ter "essa experiência na universidade". E o certo é que nem conhecia bem o terreno onde entrava.
As visitas às escolas "mostraram um país que não conhecia" e "realidades muito distintas", diz. "Há escolas espectaculares", nomeadamente no interior do país. É precisamente da Covilhã a escola que mereceu apenas classificações de Muito Bom, e destacada também ficou a EBI da Charneca da Caparica. Curiosamente, no «ranking» do Expresso nenhuma das escolas analisadas figura acima da 34.ª posição. Há mesmo algumas que constam nos últimos lugares da tabela.
"Seria redutor limitar a avaliação das escolas a um novo «ranking»", afirma Guedes Oliveira. Mas, não se opondo a que "outros o façam", realça a importância de "disponibilizar informação sobre as escolas" para que "os contribuintes saibam como está a ser usado o dinheiros dos impostos" e para, em última instância, os Governos actuarem onde é preciso "melhorando os resultados".

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Links

ASSOCIAÇÕES

PESQUISAS

MAPAS

OUTROS PAISES

DESANUVIAR

ECOLOGIA

EDUCAÇÃO

ÚTEIS

MEDICINA E SAUDE

LEGISLAÇÃO

INSTITUIÇÕES

OUTROS BLOGS

METEOROLOGIA

ORGANISMOS OFICIAIS

MOTORES BUSCA

COMUNICAÇÃO SOCIAL

TRADUTORES

ALCOCHETE

SECOND LIFE

Arquivo

    1. 2008
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2007
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2006
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2005
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D