Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

ALCOCHETADAS

Temas e notícias diversas sobre questões relacionadas com o ensino, actividades escolares, questões sociais e das novas tecnologias.

ALCOCHETADAS

Temas e notícias diversas sobre questões relacionadas com o ensino, actividades escolares, questões sociais e das novas tecnologias.

28
Jun07

O PRÉMIO


marquesarede

Escola El-Rei D. Manuel I em Alcochete
Alunos ganham Prémio Ilídio Pinho

A Escola Básica do 2.º e 3.º Ciclos El-Rei D. Manuel I foi distinguida, dia 26 de Junho, com o primeiro prémio Fundação Ilídio Pinho “Ciência na Escola” com o projecto “A Atmosfera: local de investigação e de descoberta”.

A Directora Regional de Educação do Norte, Dr.ª Margarida Moreira, o Presidente da Fundação Ilídio Pinho, Eng.º Ilídio Pinho, e o administrador do Banco Espírito Santo, Dr. Jorge Martins, procederam à entrega dos prémios aos professores e alunos dos projectos vencedores, na sede da Fundação, no Porto.

O Vereador da Educação, Paulo Machado, a Presidente do Conselho Executivo da Escola El-Rei D. Manuel I, Ana Fidalgo, os professores Carlos Gonçalves e Arlindo Fragoso e os alunos Alexandre Figueiredo, Bernardo Ferreira, Bruno Machado, Inês Seabra, Marcelo Marques e Mariana Ferreira receberam o troféu em prata e o prémio pecuniário no valor de 12.500 euros.

O Prémio Fundação Ilídio Pinho, instituído em 2001 para premiar projectos nas disciplinas da Matemática, Física, Biologia e Ciências da Terra, foi, na sua 5:ª edição, dirigido a projectos interdisciplinares, no âmbito da missão da Fundação de “contribuir para que a ciência seja um factor de desenvolvimento económico, de progresso social e de solidariedade”.

“A Atmosfera: local de investigação e de descoberta”, projecto desenvolvido na Escola E.B. 2,3 El-Rei D. Manuel I de Alcochete nos meses de Fevereiro a Junho, contou com a participação de 60 alunos, sob a orientação dos professores Carlos Gonçalves, Arlindo Fragoso e Vera Rafael e a colaboração e apoio dos Encarregados de Educação, com destaque para o Prof. Doutor Álvaro Pinto, investigador na Faculdade de Ciências de Lisboa. O projecto envolveu as disciplinas de Ciências Físico-Químicas, Área Projecto, Ciências Naturais e Geografia e consistiu na observação, registo e estudo de fenómenos atmosféricos, o registo de imagens de satélite e a recolha, observação e análise de micrometeoritos.

“Satisfação e orgulho são o que eu sinto por ver esta iniciativa não só perdurar, mas crescer, florescer e dar frutos”, salientou o Presidente da Fundação Ilídio Pinho. “Sente-se hoje e aqui o empenho, o entusiasmo e a alegria de milhares de professores e alunos pelo trabalho realizado e por verem o seu esforço reconhecido”, acrescentou o Engº Ilídio Pinho, manifestamente satisfeito com a participação de 130 concorrentes na edição de 2006/2007.

“Há dias que valem uma vida e este é certamente um dos dias que vale o trabalho de todos quantos na educação fazem dela a sua profissão”, afirmou a Directora Regional de Educação do Norte, Margarida Moreira.

Refira-se ainda que, a Escola Básica de 2.º e 3.º Ciclos e Secundária de Lanheses recebeu ex-aequo o primeiro prémio com o projecto “Nas asas das borboletas: indicadores de monitorização da qualidade ambiental”. A Escola Básica 2,3 e Secundária Dr. Alberto Iria, de Olhão (Projecto “Aquários Vivos”), a Escola Secundária Dr. Manuel Candeias Gonçalves, de Odemira (Projecto “Centro de Projectos de Investigação em Ciências e Tecnologias”), a Escola Secundária da Mealhada (Projecto “Minimização do impacte ambiental com reutilização dos óleos usados para produção de biodiesel”, a Escola Tecnológica e Profissional da Lousã e Sicó – Pólo de Penela (Projecto “Estudo dos méis nas serras da Lousã e Sicó” e a E.B. 2,3 Dr. José Pereira Tavares Pinheiro – Bemposta (Oliveira de Azeméis) foram também distinguidas com menções honrosas.

Rostos

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Links

ASSOCIAÇÕES

PESQUISAS

MAPAS

OUTROS PAISES

DESANUVIAR

ECOLOGIA

EDUCAÇÃO

ÚTEIS

MEDICINA E SAUDE

LEGISLAÇÃO

INSTITUIÇÕES

OUTROS BLOGS

METEOROLOGIA

ORGANISMOS OFICIAIS

MOTORES BUSCA

COMUNICAÇÃO SOCIAL

TRADUTORES

ALCOCHETE

SECOND LIFE

Arquivo

    1. 2008
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2007
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2006
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2005
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D