Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

ALCOCHETADAS

Temas e notícias diversas sobre questões relacionadas com o ensino, actividades escolares, questões sociais e das novas tecnologias.

ALCOCHETADAS

Temas e notícias diversas sobre questões relacionadas com o ensino, actividades escolares, questões sociais e das novas tecnologias.

30
Mai07

Semelhanças preocupantes


marquesarede

Aqui fica uma notícia cujo teor deverá deixar extremamente preocupada toda a nossa comunidade educativa, tanto mais que as semelhanças com alguns dos elementos usados na construção de alguns edifícios escolares, como sucede com a EB 2,3 D.Manuel I, relativamente e em especial ás telhas de cobertura dos blocos, obriga a uma imediata reflexão e análise ao caso vertente.

 

AQUI FICA A NOTÍCIA PUBLICADA HOJE NO JORNAL " O RIBATEJO"

 

Número invulgar de doenças oncológicas deixa escola em alerta

O número invulgar de doenças do foro oncológico que têm sido detectadas em funcionários e docentes da Escola de Secundária do Cartaxo está a causar preocupação na comunidade escolar local.

Existem suspeitas de que possa haver uma relação causa - efeito com os materiais dos blocos e pavilhões escolares, feitos em fibrocimento e ricos em amianto.

A direcção da escola solicitou mesmo uma vistoria técnica à Direcção Regional de Educação de Lisboa (DREL), em 11 de Abril de 2006.

Em resposta, a DREL considerou que não seria necessário proceder à análise porque já tinha medido as fibras no ambiente de 10 outras escolas com maior concentração de fibrocimento que a secundária do Cartaxo, tendo concluído que os valores relativos à concentração de amianto eram insignificantes e muito menores que o valor limite da exposição (fixado pela directiva nº 2003/18/CE).

“Para já, não há nada de concreto, mas é óbvio que a situação está a deixar apreensivos os encarregados de educação e os responsáveis da escola”, afirmou ao jornal "O Ribatejo" o vereador Pedro Magalhães Ribeiro, sublinhando que não há ainda qualquer razão para alarme.

Mas, tendo em conta o número de casos assinalados nos últimos três anos, a Câmara Municipal do Cartaxo vai pagar uma vistoria técnica independente, que já foi solicitada ao Instituto Ricardo Jorge.

A análise deverá ocorrer na segunda quinzena de Junho, adiantou Pedro Magalhães Ribeiro, tendo em conta o elevado número de solicitações que estão a dar entrada naquele laboratório.

Para poder ser realizada, a vistoria já teve autorização por parte da DREL, e será acompanhada pela Delegação de Saúde do Cartaxo, visto existir o risco deste ser um problema de saúde pública.

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Links

ASSOCIAÇÕES

PESQUISAS

MAPAS

OUTROS PAISES

DESANUVIAR

ECOLOGIA

EDUCAÇÃO

ÚTEIS

MEDICINA E SAUDE

LEGISLAÇÃO

INSTITUIÇÕES

OUTROS BLOGS

METEOROLOGIA

ORGANISMOS OFICIAIS

MOTORES BUSCA

COMUNICAÇÃO SOCIAL

TRADUTORES

ALCOCHETE

SECOND LIFE

Arquivo

    1. 2008
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2007
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2006
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2005
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D