Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

ALCOCHETADAS

Temas e notícias diversas sobre questões relacionadas com o ensino, actividades escolares, questões sociais e das novas tecnologias.

ALCOCHETADAS

Temas e notícias diversas sobre questões relacionadas com o ensino, actividades escolares, questões sociais e das novas tecnologias.

25
Out05

UMA NOVA ESCOLA


marquesarede


Educare 17.10.2005


Estudo britânico alerta para a necessidade de adaptar os currículos e os métodos de aprendizagem à evolução da sociedade.



"A educação só floresce se se adaptar às necessidades do seu tempo. Um currículo não pode permanecer estático. Tem que responder às mudanças da sociedade, da economia e da natureza da própria escolaridade."
É com estas máximas que a autoridade britânica QCA (Qualifications and Curriculum Authority) apresenta o seu mais recente estudo na área da educação. "Futures - Meeting the Challenge", assim se intitula o documento, apresenta directivas e caminhos para uma nova escolaridade, que considere a mudança dos tempos e a modernização da sociedade, adaptando as escolas e os métodos de aprendizagem à globalização e às novas tecnologias.
Olhar para o passado como uma experiência positiva, mas encarar o futuro como uma realidade de mudança é a principal mensagem deste estudo, que refere os desenvolvimentos na compreensão da aprendizagem, as mudanças no trabalho, na sociedade e na tecnologia como meios para se perceber qual o caminho mais indicado para se atingirem determinados objectivos. A QCA pretende criar uma estrutura curricular que consiga desafiar e envolver activamente todos os estudantes na aprendizagem.
Reconhecendo a importância que os livros e a literatura continuam a ocupar nas escolas inglesas, os autores do estudo chamam a atenção para a necessidade crescente de trazer as novas tecnologias para dentro da sala de aula. "Vamos construir um currículo que leve todos os estudantes à euforia de aprender. As escolas têm que aproveitar a diversidade de textos e documentos online, cada vez mais interactivos e não lineares, para ensinar de uma maneira diferente", lê-se no documento. "Não será uma escolha fácil, mas terá que ser o caminho a seguir", remata a QCA.

 Novas disciplinas nas escolas 
Uma das novas direcções para as quais o estudo aponta diz respeito ao ensino das ciências. É necessário passar de uma sociedade baseada no conhecimento para a aplicação prática de competências. Além disso, a natureza plurilinguística da nossa sociedade deverá ser tida em conta, assumindo-se assim a necessidade do ensino de línguas modernas estrangeiras.
Outras disciplinas em que se deve apostar, com uma nova abordagem, são as Tecnologias da Informação e Comunicação, o Design e as Artes, a Educação Cívica, a Educação Física, a Economia, a Geografia, a História, a Matemática, a Música e a Educação Moral e Religiosa.
Segundo o estudo, o currículo do futuro deverá ter as seguintes características: basear-se em objectivos concretos, contribuir para a justiça social através de princípios comuns a todos os estudantes, desenvolver a educação pessoal, social e emocional, promover o desenvolvimento de competências específicas, reconhecer a importância do conhecimento - mesmo que ele saia dos seus contornos tradicionais, reconhecendo que a aprendizagem pode ser feita e organizada de maneiras diferentes -, ser orientado para o futuro e para as questões que envolvem a juventude - como a globalização, o ambiente e a sustentabilidade - e que permita a inovação.
A estrutura curricular do futuro deverá também recorrer à tecnologia para alargar e valorizar a aprendizagem e reconhecer métodos mais práticos para o ensino, apostando, ao mesmo tempo, em saltar as fronteiras da escola, tornando a educação numa parceria entre professores, estudantes, pais, entidades empregadoras e comunidade em geral.
A versão integral do estudo encontra-se disponível em 
http://www.qca.org.uk/14303.html


 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Links

ASSOCIAÇÕES

PESQUISAS

MAPAS

OUTROS PAISES

DESANUVIAR

ECOLOGIA

EDUCAÇÃO

ÚTEIS

MEDICINA E SAUDE

LEGISLAÇÃO

INSTITUIÇÕES

OUTROS BLOGS

METEOROLOGIA

ORGANISMOS OFICIAIS

MOTORES BUSCA

COMUNICAÇÃO SOCIAL

TRADUTORES

ALCOCHETE

SECOND LIFE

Arquivo

    1. 2008
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2007
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2006
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2005
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D