Temas e notícias diversas sobre questões relacionadas com o ensino, actividades escolares, questões sociais e das novas tecnologias.
Terça-feira, 25 de Outubro de 2005
UMA NOVA ESCOLA

Educare 17.10.2005


Estudo britânico alerta para a necessidade de adaptar os currículos e os métodos de aprendizagem à evolução da sociedade.



"A educação só floresce se se adaptar às necessidades do seu tempo. Um currículo não pode permanecer estático. Tem que responder às mudanças da sociedade, da economia e da natureza da própria escolaridade."
É com estas máximas que a autoridade britânica QCA (Qualifications and Curriculum Authority) apresenta o seu mais recente estudo na área da educação. "Futures - Meeting the Challenge", assim se intitula o documento, apresenta directivas e caminhos para uma nova escolaridade, que considere a mudança dos tempos e a modernização da sociedade, adaptando as escolas e os métodos de aprendizagem à globalização e às novas tecnologias.
Olhar para o passado como uma experiência positiva, mas encarar o futuro como uma realidade de mudança é a principal mensagem deste estudo, que refere os desenvolvimentos na compreensão da aprendizagem, as mudanças no trabalho, na sociedade e na tecnologia como meios para se perceber qual o caminho mais indicado para se atingirem determinados objectivos. A QCA pretende criar uma estrutura curricular que consiga desafiar e envolver activamente todos os estudantes na aprendizagem.
Reconhecendo a importância que os livros e a literatura continuam a ocupar nas escolas inglesas, os autores do estudo chamam a atenção para a necessidade crescente de trazer as novas tecnologias para dentro da sala de aula. "Vamos construir um currículo que leve todos os estudantes à euforia de aprender. As escolas têm que aproveitar a diversidade de textos e documentos online, cada vez mais interactivos e não lineares, para ensinar de uma maneira diferente", lê-se no documento. "Não será uma escolha fácil, mas terá que ser o caminho a seguir", remata a QCA.

 Novas disciplinas nas escolas 
Uma das novas direcções para as quais o estudo aponta diz respeito ao ensino das ciências. É necessário passar de uma sociedade baseada no conhecimento para a aplicação prática de competências. Além disso, a natureza plurilinguística da nossa sociedade deverá ser tida em conta, assumindo-se assim a necessidade do ensino de línguas modernas estrangeiras.
Outras disciplinas em que se deve apostar, com uma nova abordagem, são as Tecnologias da Informação e Comunicação, o Design e as Artes, a Educação Cívica, a Educação Física, a Economia, a Geografia, a História, a Matemática, a Música e a Educação Moral e Religiosa.
Segundo o estudo, o currículo do futuro deverá ter as seguintes características: basear-se em objectivos concretos, contribuir para a justiça social através de princípios comuns a todos os estudantes, desenvolver a educação pessoal, social e emocional, promover o desenvolvimento de competências específicas, reconhecer a importância do conhecimento - mesmo que ele saia dos seus contornos tradicionais, reconhecendo que a aprendizagem pode ser feita e organizada de maneiras diferentes -, ser orientado para o futuro e para as questões que envolvem a juventude - como a globalização, o ambiente e a sustentabilidade - e que permita a inovação.
A estrutura curricular do futuro deverá também recorrer à tecnologia para alargar e valorizar a aprendizagem e reconhecer métodos mais práticos para o ensino, apostando, ao mesmo tempo, em saltar as fronteiras da escola, tornando a educação numa parceria entre professores, estudantes, pais, entidades empregadoras e comunidade em geral.
A versão integral do estudo encontra-se disponível em 
http://www.qca.org.uk/14303.html


 



Publicado por marquesarede às 14:57
Link do post | comentar | favorito

Posts recentes

EVENTOS

SONHAR

MEDIAÇÃO E PSICOTERAPIA N...

RESPONSABILIDADES

QUALIFICAR

ESTUDAR A EDUCAÇÃO

ELEGER

DESEMPENHO

FUSÕES

ESTADOS D'ALMA

Junho 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30


Posts recentes

EVENTOS

SONHAR

MEDIAÇÃO E PSICOTERAPIA N...

RESPONSABILIDADES

QUALIFICAR

ESTUDAR A EDUCAÇÃO

ELEGER

DESEMPENHO

FUSÕES

ESTADOS D'ALMA

Arquivos

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Outubro 2007

Setembro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

Abril 2007

Março 2007

Fevereiro 2007

Janeiro 2007

Dezembro 2006

Novembro 2006

Outubro 2006

Setembro 2006

Agosto 2006

Julho 2006

Junho 2006

Maio 2006

Abril 2006

Março 2006

Fevereiro 2006

Dezembro 2005

Novembro 2005

Outubro 2005

Links
subscrever feeds