Sindicatos marcam greve e manifestação nacionais para 18 de Novembro
marquesarede
26-10-2005 18:53:00. Fonte LUSA.
Lisboa, 26 Out (Lusa) - As três maiores organizações sindicais de professores anunciaram hoje a realização de uma greve e manifestação nacionais a 18 de Novembro, caso o Ministério da Educação (ME) mantenha uma "atitude anti-negocial".
Em conferência de imprensa conjunta, hoje em Lisboa, a Federação Nacional de Professores (Fenprof), a Federação Nacional dos Sindicatos da Educação (FNE) e o Sindicato Nacional e Democrático dos Professores (SINDEP) marcaram a data do protesto, cuja realização tinha já sido anunciada na semana passada.
Na altura, aquelas organizações sublinharam que se trata de um "momento histórico" por ser a primeira vez que é acordada uma jornada de luta nacional conjunta das três estruturas sindicais do sector.
A greve e a manifestação nacionais agendadas para 18 de Novembro são a resposta dos sindicatos do sector a medidas do Governo que afirmam pôr em causa a qualidade do ensino e a dignidade profissional dos professores.
Em causa está, nomeadamente, a não contagem do tempo de serviço, o congelamento temporário das progressões na carreira e o aumento da idade de reforma dos 60 para os 65 anos, assim como a reorganização da componente não lectiva e dos horários escolares, que obrigam os docentes a passar mais horas nos estabelecimentos de ensino.
A marcação da data da jornada de protesto surge na véspera do debate parlamentar sobre o Orçamento de Estado do Ministério da Educação para 2006, que contará com a presença da ministra Maria de Lurdes Rodrigues na Assembleia da República.