Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

ALCOCHETADAS

Temas e notícias diversas sobre questões relacionadas com o ensino, actividades escolares, questões sociais e das novas tecnologias.

ALCOCHETADAS

Temas e notícias diversas sobre questões relacionadas com o ensino, actividades escolares, questões sociais e das novas tecnologias.

20
Fev08

LEITURAS


marquesarede

A Lógica dos Burros - O Lado Negro das Políticas Educativas
Autor: Gabriel Mithá Ribeiro
Professores, alunos, pais, políticos, analistas, pessoas interessadas na qualidade da vida pública — é vasto o universo dos directamente afectados ou preocupados com o sistema de ensino.
Gabriel Mithá Ribeiro, uma figura atenta à realidade do ensino em Portugal, que tem colaborado em diversas publicações, aponta o dedo a áreas cruciais sistematicamente ignoradas ou mal geridas por sucessivas tutelas. Refere-se o autor, entre outros domínios, ao controlo ideológico do ensino pelo lóbi dos «cientistas da educação & associados»; à indisciplina crescente; ao facilitismo nas avaliações; ao que considera imbecilidades curriculares; à burocracia estupidificante; à gestão caciquista das escolas; ao excesso de número de alunos por turma; à desvalorização da componente académica ou científica em favor da pedagógico-burocrática na preparação dos docentes; ou ao experimentalismo pedagógico irresponsável e recorrente.
Mas o autor não se limita a criticar posturas que considera roçar a irresponsabilidade por parte de quem governa a educação. Mais do que isso, elabora um programa estruturado, assente em argumentos e propostas coerentes, tendo em vista transformações de fundo no ensino.
Por todas essas razões, este é um livro indispensável a todos os pais, professores, educadores, alunos, políticos e cidadãos conscientes.

Gabriel Mithá Ribeiro, autor do best-seller «A Pedagogia da Avestruz», é professor de História do 3.º ciclo do ensino básico e do secundário (7.º ao 12.º anos de escolaridade) há mais de quinze anos, tendo leccionado em escolas da Margem Sul do Tejo. É a partir dessa experiência que vem escrevendo sobre o ensino, experiência acumulada com o percurso de investigação no ISCTE em pós-graduações em pensamento social sobre política na área dos Estudos Africanos (onde também tem obra publicada).
 

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Mais sobre mim

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Links

ASSOCIAÇÕES

PESQUISAS

MAPAS

OUTROS PAISES

DESANUVIAR

ECOLOGIA

EDUCAÇÃO

ÚTEIS

MEDICINA E SAUDE

LEGISLAÇÃO

INSTITUIÇÕES

OUTROS BLOGS

METEOROLOGIA

ORGANISMOS OFICIAIS

MOTORES BUSCA

COMUNICAÇÃO SOCIAL

TRADUTORES

ALCOCHETE

SECOND LIFE

Arquivo

    1. 2008
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2007
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2006
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2005
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D